O ensaio de dureza consiste na inspeção não destrutiva de avaliação, como forma de verificar o grau de dureza em materiais fundidos, forjados, laminados e soldados, bem como para estudos e pesquisas mecânicas e metalúrgicas para a especificação e comparação de materiais. Dessa forma, é possível verificar o grau de encruamento, a composição química do metal de base, a composição química do metal de adição e os efeitos metalúrgicos característicos ao processo de soldagem.
ENSAIO DE DUREZA DE BRINELL, ROCKWELL E VICKERS: MÉTODOS DE APLICAÇÃO
O ensaio de dureza é realizado por meio de máquinas específicas, conhecidas como durômetros, que podem executar o procedimento pelos métodos de Brinell, Rockwell e Vickers, que verificam as características de uma marca de impressão, de acordo com a carga aplicada durante o procedimento de inspeção. Nesse sentido, os métodos de aplicação são feitos da seguinte forma:
- Ensaio de dureza pelo método Brinell: Consiste na compressão de um globo de diâmetro D, com uma força F, em um determinado tempo T. A superfície deve ser polida e plana, para que seja feita a permanente impressão no metal, após a remoção da força;
- Ensaio de dureza pelo método Rockwell: Exame representado pelo símbolo HR (Hardness Rockwell), que consiste na avaliação da profundidade da impressão na superfície, descontando a recuperação elástica;
- Ensaio de dureza pelo método Vickers: Consiste na aplicação de um penetrador de diamante em forma piramidal, com ângulo entre as faces de 13 graus, que comprime a peça por meio de uma força pré-determinada. São feitas medidas diagonais da impressão e, posteriormente, o cálculo do valor da carga de ensaio dividido pela área de impressão.
PRECISÃO EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS DE DUREZA COM A END INSPECTION
A End Inspection é especialista na execução de ensaio de dureza, bem como demais métodos de inspeção não destrutivos. A empresa atende a caldeirarias, indústria naval, de petróleo e gás, de energia, siderúrgicas, ferrovias e o setor aeroespacial de todo o território brasileiro, tendo como principal objetivo realizar ensaios de qualidade e com alto grau de precisão. Com reconhecimento da ASNT, ABENDI e CREA, a End Inspection se mantém como grande referência no ramo de ensaios de materiais fundidos, forjados, laminados e soldados, dutos e peças em geral.